Homologar sites parceria pereita

curtir no facebook

segunda-feira, 26 de julho de 2010

TAEKWONDO – Visão Geral e onde Praticar

O que você irá aprender:
  • Fatos importantes sobre Taekwondo
  • História do Taekwondo
  • Fundamentos do Taekwondo
  • JWA WOOHYANG WOO
  • JTF e FBJ
  • Juramento o “ESPÍRITO DO HWARANG”
  • Conteúdo sobre Graduações do Estilo JTF
  • VOCABULARIO Taekwondo
  • Onde praticar Gratuitamente



JWA WOOHYANG WOO TAEKWONDO FEDERATION
INTRODUÇÃO
Existe uma diferença fundamental – para a qual geralmente não se dá a devida importância – entre a arte marcial e uma simples briga, uma diferença que não tem qualquer relação com a eficácia ou com a técnica: todas as artes marciais fazem parte originalmente de um sistema completo de aprendizagem, cujo derradeiro objetivo consiste em transformar radicalmente a própria existência do praticante.
Embora com muita freqüência se ignorem, subvalorizem-se ou se menos prezem por inteiro estas raízes, a dimensão espiritual constitui a essência das artes marciais.
Em todas as culturas, existe uma tradição marcial que em geral está de alguma forma, ligada ao desenvolvimento espiritual (os gregos incluíam a luta em seus Jogos Olímpicos e a figura do herói vencendo um monstro, um demônio ou um rei impiedoso é um dos arquétipos principais da mitologia). Foi, todavia no Oriente onde a prática destas artes atingiu os mais elevados níveis e também sua maior evolução. Acredita-se que as artes marciais tenham começado a ser praticadas na Índia (embora seja muito pouco o que sabemos sobre esta longínqua primeira etapa) e tenham se difundido posteriormente (como o budismo) chegando a China. Ali encontraram uma terra perfeitamente propícia: a atitude pragmática do povo chinês e o taoísmo, religião mística que ressalta a importância de profusão de técnicas de combate estreitamente relacionadas com as escolas de formação espiritual. Dali, as artes marciais, tanto como no seu aspecto físico, quanto espiritual, estenderam-se a outras regiões: Mongólia, Indonésia, Java, Filipinas, Coréia, Okinawa e Japão; desta forma, misturaram-se com sistemas marciais e religiosos dos habitantes autóctones de cada região, dando lugar a outras práticas novas e originais.
Para entender corretamente o que são as artes marciais, é necessário considerar não apenas o aspecto técnico, mas também o psicológico e o metafísico. É fundamental, sobretudo entender como uma atividade física – ao que parece estreitamente ligada ao campo do esporte, como o boxe ou a luta – pode estar vinculada a temas como a transformação psico-espiritual e a natureza da realidade.


HISTÓRIA DO TAEKWONDO
O Taekwondo surgiu aproximadamente há 2500 anos atrás, originário do aprimoramento de várias lutas praticadas nos reinos coreanos, como o Soo Bak, So Bak Hee, Tae Kyon, e outros.
A Coréia era dividida em três reinos: Koguryo, BaeK-Je e o menor deles, Sila. Este último sofria constantemente invasões e saques dos outros reinos. Foi então, que jovens aristocratas e militares reuniram-se e formaram uma tropa, para defenderem-se dos invasores, a qual deram o nome de Hwarang Do.
Seu código de honra era:
* Obediência ao Rei;
* Respeito aos pais;
* Lealdade para com os amigos;
* Nunca recuar ante o inimigo;
* Somente matar quando não houver alternativa.
Apartir dai aprimoraram-se no uso do arco e flecha, da lança e da espada, acrescentando ainda o uso dos pés e das mãos como forma de lutar (Tae Kyon), como também a disciplina mental, tornando-os quase invencíveis.
Com a adoção da força física aliada a força mental, o reino de Sila conseguiu unificar os demais, surgindo dessa união o que conhecemos hoje por Coréia.
Por volta de 1909 a 1945 a Coréia foi dividida e ocupada pelos japoneses. Durante esse período os invasores proibiram a prática do Tae Kyon, enquanto o Karatê era difundido pela Coréia e pelo mundo inteiro, ganhando projeção e popularidade como arte marcial praticada nos países do Oriente.
Após a retirada dos japoneses, em 1945, a Coréia voltou a praticar a arte marcial de sua preferência.
Dez anos depois da Guerra de 1955, o General Choi Hong Hee conseguiu unificar as várias escolas existentes mudando o nome da arte marcial para Tae Soo Do, mas logo em seguida foi adotado o nome definitivo de Taekwondo, oficializado em 1971, na República da Coréia.
Em Junho de 1970 foram enviados ao Brasil para difundir e implantar o Taekwondo, o General Choi Hong Hee e o Grão Mestre Sang Min Cho, 8º Dan. Este último fundou a primeira academia no Brasil, a atual academia Liberdade em São Paulo. Houve várias dificuldades como: o idioma Português, a forma verbal de comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro. Entretanto as dificuldades foram superadas em tempo rápido muito antes do previsto.
Depois chegaram outros mestres:
* Woo Jae Lee – para os cariocas;
* Chang Seun Lim – para os mineiros;
* Jung Do Lim – para os baianos;
* Soon Myong Choi – para os brasilienses;
* Ju Iol Oh – para os pernambucanos;
* Te Bo Lee – para os gaúchos;
* Hong Soon Kang – para os paranaenses;
* Sung Jang Hong – para os capixabas.


FUNDAMENTOS DO TAEKWONDO
A palavra TAEKWONDO significa literalmente “Caminho dos pés e das mãos”.
O ser humano nunca se satisfaz em apenas sobreviver, deseja sempre viver bem e com saúde. É exatamente nisso que baseiam-se os fundamentos do Taekwondo, o perfeito equilíbrio do físico e da mente com o propósito de acrescentar a confiança plena na realização de qualquer tarefa, capacidade de liderança e respeito ao próximo.
Assim todo aquele que pratica o Taekwondo consegue adquirir o desenvolvimento físico do seu corpo, que o faz mais seguro de si mesmo, e a disciplina mental, que o torna muito mais equilibrado transformando-o em pessoa com auto espírito confiante, generoso, justo, humilde e líder.
O objetivo principal do Taekwondo é formar seres humanos respeitados em todos os sentidos, desenvolver a inteligência, fortalecer o espírito, garantir boa saúde física e mental, e assim tornar-se um cidadão consciente de seus deveres para com a família, seus concidadãos e seu país.
Assim cada praticante de Taekwondo vai polindo seu caráter por uma pura filosofia de respeito e preservação da vida, e não mais se curvará frente a qualquer dificuldade que surgir, por mais difícil que seja. Por ser ela uma pessoa preparada física e mentalmente, para superar qualquer obstáculo que surgir em sua vida, isto é, formar cidadãos que tenham dignidade e respeito, como também afastar o praticante deste esporte dos vícios como drogas, fumo e álcool.
Se ao treinar ou praticar o Taekwondo não tivermos objetivos bem definidos, será como ter apenas uma força sem justiça, que é a violência e a maldade.


JWA WOOHYANG WOO.
- Estilo que praticamos, significa CARA A CARA ou FRENTE A FRENTE.
JTF e FBJ.
- JWA WOOHYANG WOO TAEKWONDO FEDERATION.
- FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ARTES MARCIAIS JWA WOOHYANG WOO.
Presidente e fundador do estilo JTF.
- Mestre Clóvis Nunes Ribeiro, faixa preta 6º dan e instrutor certificado.


Juramento o “ESPÍRITO DO HWARANG”
* Início de aula:
PRATICAREI SENHOR COM:
- RESPEITO
- LEALDADE
- HARMONIA
- DISCIPLINA e
- DEDICAÇÃO
… SENHOR!
* Final de aula:
VIVEREI SENHOR COM:
- HONRA
- CORTESIA
- CORAGEM
- INTEGRIDADE e
- AUTOCONTROLE
… SENHOR!
Graduações do Estilo JTF.
- 1º GUB – FAIXA BRANCA
- 2º GUB – FAIXA CINZA
- 3º GUB – FAIXA AMARELA
- 4º GUB – FAIXA LARANJA
- 5º GUB – FAIXA VERDE
- 6º GUB – FAIXA AZUL CLARA
- 7º GUB – FAIXA AZUL ESCURA
- 8º GUB – FAIXA MARROM
- 9º GUB – FAIXA VERMELHA
- 10º GUB – FAIXA VERMELHA E PRETA
- 1º AO 3º DAN – FAIXA PRETA
- 4º AO 6º DAN – FAIXA PRETA MESTRES
- 7º AO 10º DAN – FAIXA PRETA GRÃO MESTRES
- INSTRUTORES EM TREINAMENTO E CERTIFICADO


VOCABULARIO:
TCHARIOT………………………………..Sentido ou Firme
TCHUMBI ou JUMBI……………………..Preparação ou preparar
KALYO…………………………………….Separar
KI-HAP……………………………………Grito
KESOK ou GUE-SOK…………………….Continuar
TIO-GÁ…………………………………..Correr
KIAN-LHÊ, KIAN-NÊ ou KIUNHÊ………..Saudação
SHI-JAK………………………………….Começar
KUMAN ou GUMAN………………………Cessar
AN-DJA ou ANDJA………………………Sentar
ILÔ-SÔ…………………………………..Levantar
BAL-BA-KUO ou BALBA-KUO………….Trocar Perna
TIRO-TORA ou DUIRO-DORÁ………….Meio Volta
MURUB-KURO…………………………..Ajoelhar
CHI-Ô ou SHI-Ô……………………….Descansar no mesmo lugar
HE-CHIO ou RETCHIO…………………Liberado (à vontade)


Mais informações:
SITE: www.tkdjww.org
Aulas Grátis de TAEKWONDO:
No endereço abaixo, somente em Balneário Camboriú – SC
Se você conhecer outros lugares que oferecem aulas de Taekwondo, se possível gratuitamente entre em contato conosco ().
ENDEREÇO TAEKWONDO::
Rua Sgt Mário Manoel Rodrigues, 10 – Bairro São Judas Tadeu, Balneário Camboriú – SC – CEP: 88330-000 ou 88332-480
TELEFONES:
(47) 33668534 – 99294279
E-MAIL:
jww.tkd@terra.com.br
mestreclovisribeiro@terra.com.br


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário