Homologar sites parceria pereita

curtir no facebook

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Curso de Bonsai

Programa, o que você irá aprender:
• Passos básicos de como criar um bonsai
• Estilos básicos de bonsai
• Cuidados a ter com um bonsai
• Técnicas a aplicar ao design de bonsai: podar e aramar
• Ferramentas auxiliares às técnicas supra-citadas


Introdução ao Bonsai
Definição e explanação das diferentes fases de bonsai. Passos fundamentais a ter em conta na criação de um bonsai.
Objetivos
• Diferenciar as duas fases da Arte de Bonsai
• Identificar passos básicos para criar um bonsai
Bonsai
O Bonsai é a arte oriental de miniaturizar e modelar árvores de forma harmoniosa e artística. A palavra japonesa “bonsai” poderá ser traduzida pela expressão “árvore plantada num tabuleiro”, devido à forma do vaso que suporta a planta.
Com uma tradição de quase 2 000 anos no Oriente, este hobby está intimamente ligado ao amor e à observação da Natureza. Uma árvore só se transforma num bonsai através da conjugação do elemento natural com a técnica.


No bonsai distinguem-se duas fases:
1ª – ” Bonsai em treino ” ou fase “pré-bonsai”. Fase inicial onde a forma da planta é disciplinada através da aplicação da técnica.
2ª – ” Bonsai perfeito ” ou “bonsai acabado”. Corresponde à fase de maturidade, que implica anos de treino e de restyling da forma. Um bonsai acabado apresenta:
• um tronco grosso
• um estilo definitivo, com todos os ramos no local correcto e no tamanho ideal
• as folhas estão tão pequenas quanto possível
• o vaso condiz perfeitamente com o estilo e cor da árvore
Os bonsais são árvores em miniatura, esculpidos de forma a manter um rigoroso equilíbrio e proporção de formas entre a copa e as raízes. O controlo das condições de crescimento permite atribuir aos bonsais uma das suas mais apreciadas características: o tamanho em pequena escala. Este processo implica uma dedicação, cuidado, paciência e vigia constantes, em especial às condições e necessidades básicas do vegetal, matéria-prima do bonsai.
Só a manutenção do bom estado de saúde da planta permite a aplicação da técnica, onde a maturidade e o carácter da árvore são tão apreciados. Para o aspecto envelhecido, adquirido ao fim de longos anos de trabalho, contribuem vários factores como:
• o calibre e grau decrescente do diâmetro do tronco, da base para o topo
• o aspecto rugoso das raízes
• as curvas graciosas dos ramos
Nunca coloque o seu bonsai directamente no chão. A posição ideal é ao nível dos olhos onde há boa circulação do ar e onde pode ser devidamente apreciado.


Passos básicos para criar um bonsai:
1. Seleção da árvore
2. Estilo , que engloba:
Poda
Aramar
3. Poda das raízes
4. Plantio
5. Tratamento :
Regar
Fertilização
Luz solar
Controle de doenças e pestes
Treino
Armazenagem hibernal
Síntese
Bonsai pode ser traduzido como “árvore plantada num tabuleiro”. Esta planta, detentora de duas fases distintas no crescimento, carece de uma manutenção cuidada para preservação do seu bom estado de saúde.


Estilos básicos de bonsai
Através da sua forma e inclinação, encontram-se patentes cinco estilos básicos de bonsai.
Objetivos
• Diferenciar cinco estilos básicos de bonsai
Estilos básicos de bonsai
Após adquirir a sua árvore, perca algum tempo a observar a sua forma e inclinações naturais. Esta observação, conjugada com a sua própria sensibilidade individual e o modo como observa e interpreta a Natureza, permitir-lhe-á definir o melhor design a atribuir à planta.
Podem definir-se cinco estilos base num bonsai:
1. Ereto formal (Chokkan)
Árvore com tronco perfeitamente recto, da base ao topo, com uma equilibrada distribuição dos ramos em ambos os lados do tronco. A composição artística final resulta harmoniosa, embora assimétrica (o objectivo desta arte não é transformar o bonsai num arbusto).
O primeiro ramo, a contar da base, apresenta-se mais desenvolvido e deve posicionar-se a um terço da altura da árvore.
Este estilo é mais indicado para as árvores coníferas.
2. Ereto informal (Moyogi)
O design da árvore segue o arco natural do tronco, sendo por isso a forma mais comum. O primeiro ramo, tal como no estilo anterior, posiciona-se a um terço da altura do tronco da árvore.
Para desenvolver este estilo o tipo de árvore mais aconselhado é a de folha caduca.
3. Tronco inclinado (Shakan)
Inclinação acentuada do tronco para um dos lados.
4. Semi-cascata
Estilo onde grande parte da copa da árvore está na periferia do vaso ou ligeiramente abaixo do nível da base do tronco.
5. Cascata (Kengai)
O corpo da árvore está acima da periferia do vaso, deslocando-se, por vezes, para o nível abaixo da base de um vaso alto.
Síntese
Num bonsai são diferenciados cinco estilos bases: Erecto formal ( Chokkan ), Erecto informal ( Moyogi ), Tronco inclinado ( Shakan ), semi-cascata e cascata ( Kengai ), atendendo à sua forma e inclinação natural.


Cuidados a ter com um bonsai
Para um bom desenvolvimento do bonsai, é necessário ter em consideração três condições básicas: regar, alimentar e luz solar.
Objetivos
• Identificar e diferenciar cuidados básicos a ter com um bonsai.
Cuidados básicos
Para ser bem sucedido na Arte do Bonsai, terá que observar determinados cuidados básicos tendo sempre presente a satisfação das necessidades e condições de sobrevivência da planta, com a técnica que atribui o verdadeiro significado de bonsai à base vegetal.
Como qualquer planta, há três condições básicas a garantir para que o seu bonsai seja saudável:
Regar
Alimentar
Luz Solar
1- A rega
Para determinar a periodicidade da rega observe os seguintes sinais indicativos:
1. O grau de humidade do solo;
2. O nível de retenção de água pelo solo, variável de acordo com a constituição orgânica do mesmo;
3. As condições atmosféricas;
4. O tamanho do vaso.
Enquanto não se familiarizar com o seu bonsai deve verificar, diariamente, o nível de humidade do solo. Quanto mais pequeno for o vaso maior deverá ser o cuidado com o nível de humidade do solo.
O toque do solo pode ser um excelente meio auxiliar para determinar a periodicidade da rega. Regra geral, o bonsai é regado diariamente ou de dois em dois dias, de madrugada ou no final do dia, à mesma hora todos os dias.
Durante a rega:
• Cuidar para que seja moderada. A formação de pequenas poças de água à superfície é um indicador de que a rega foi em excesso. Quando em demasia, provoca o escoamento acelerado dos elementos nutritivos do solo e o gradual apodrecimento das raízes
• Após a rega das raízes, banhar as folhas, com gotículas, imitando a água da chuva. Durante o banho, resguardar a planta da luz directa do sol evitando que as folhas se queimem. Não molhar as folhas durante a noite porque poderão não secar o que proporciona o desenvolvimento de caruncho
• Em períodos de ausência prolongada, pode deixar um recipiente com água por baixo do vaso
• Como qualquer planta, as folhas devem manter-se limpas
2- O Alimento
A composição do solo é um dos aspectos mais importantes para o saudável desenvolvimento da árvore. Deve-se ter em conta que:
1. As raízes, suporte e fonte de alimento da planta, devem estar bem nutridas, oxigenadas e húmidas;
2. Uma boa mistura do solo optimiza a fertilização e a recolha de nutrientes;
3. Permite a drenagem de água em excesso obstando ao apodrecimento das raízes;
4. O equilíbrio entre a capacidade do vaso e o estádio de desenvolvimento da planta obriga à conservação e renovação periódica do solo.
A periodicidade da fertilização da planta varia de espécie para espécie e depende do estado do solo. As árvores necessitam de três nutrientes básicos; o nitrogénio, o fósforo e o potássio. Para além destes, são também importantes o cálcio, o ferro e o magnésio. Estes podem ser encontrados em fertilizantes químicos ou orgânicos.
Regras básicas para a correcta fertilização do bonsai:
• Regra geral, a planta é fertilizada de quinze em quinze dias
• A rega precede sempre a operação de adubagem. O solo seco dificulta a recolha e absorção dos nutrientes
• Durante a estação de crescimento, Março/Junho e Setembro/Outubro, o período entre fertilizações deve ser alargado para trinta dias, evitando o desenvolvimento excessivo da planta
• Não adubar durante a estação de Inverno
• Não adubar após transplante de vaso durante um período mínimo de três a quatro semanas
• Não alimentar plantas doentes
3- Luz solar
Essencial para o saudável desenvolvimento da planta. A quantidade e qualidade da luz solar variam de acordo com as características de cada espécie de árvore. A luz solar é essencial para o processo de fotossíntese e, por isso, para o desenvolvimento e regeneração normal de qualquer planta. Quando insuficiente, as folhas tendem a crescer mais do que o normal para aumentar a superfície de exposição, o que poderá ser desastroso para o design do bonsai. Como na rega, o factor principal é o equilíbrio. À medida que a familiarização com a árvore vai aumentando, é mais fácil determinar as suas necessidades e agir de acordo, evitando excessos prejudiciais para o seu desenvolvimento.
Neste caso, a divisão mais importante a considerar é a categoria das plantas de interior e de exterior.
Insetos e doenças
O bonsai pode ser tratado com fungicidas e insecticidas próprios com a salvaguarda de não serem demasiado agressivos.
A inspeção das folhas e das raízes no momento da rega e a manutenção do bom estado geral de saúde da planta, através dos cuidados com o solo, a correcta exposição solar, a rega e a circulação de ar, actuam como medidas preventivas contra o aparecimento de insectos e doenças.
Síntese
De forma a preservar o desenvolvimento saudável do bonsai, deverão ser assegurados cuidados básicos, nomeadamente rega, alimento e luz solar.
Estes três cuidados conciliados com uma boa circulação do ar e uma correcta inspecção das folhas e raízes aquando da rega, auxiliam a prevenção do aparecimento de insectos e doenças.


Variedade de bonsais
Procedimentos a ter em relação ao bonsai, quer de interior quer de exterior.
Objetivos
• Apartar bonsai interno e externo, assim como, atenções inerentes ao seu desenvolvimento.
Variedade
Bonsai de interior
Os bonsai de interior necessitam de um período médio de exposição solar indirecta de quatro a cinco horas diárias. Os raios solares poderão ser filtrados através de uma janela, por exemplo, com o cuidado de rodar o vaso periodicamente para que a planta receba luz de forma homogénea.
É aconselhável submeter a planta à luz solar directa durante um período de três a quatro horas por semana durante o período da manhã, quando a temperatura é amena.
No Verão, quando colocada no exterior, deve ser em local parcialmente abrigado da luz directa do sol.
Em casa, o vaso deve ser colocado num local fresco e arejado, afastando-o de fontes de calor indirecto como lareiras e fogões de sala que provocam um ressequimento excessivo do solo e da folhagem. Bonsai de exterior

A grande maioria das plantas usadas para a arte do bonsai são árvores, e por isso, de exterior.
As plantas de exterior necessitam de uma exposição directa ao sol de quatro a cinco horas diárias. Não devem ser colocadas em casa por um período superior a um dia por mês.
• Verão
Durante o Verão regar de acordo com as condições climatéricas e grau de humidade do solo.
• Inverno
O período de invernação é fundamental para o bem-estar do bonsai de exterior. Durante esta estação do ano, e se a temperatura descer abaixo dos 7ºc, implicando a possibilidade de queimaduras pelo frio dos ramos e raízes, deve transferir o seu bonsai para um local fresco, escuro e abrigado, como uma garagem, por exemplo. Não transportar o vaso para o interior de casa no Inverno ou no início da Primavera, nem mesmo para as tratar. Isso poderá romper o ciclo de invernação e causar danos fatais à planta.
A não ser que a raiz esteja congelada, é necessário vigiar o estado de humidade do solo e, quando necessário, regar.
O estado de entorpecimento do bonsai é quebrado quando a temperatura sobe acima dos 10ºc durante vários dias consecutivos.
A oscilação da temperatura durante o Inverno ou a variação brusca das condições climatéricas, podem tornar-se num sério problema. O aumento da temperatura faz despontar as folhas, que recorrem às reservas de água da planta para se desenvolverem, enquanto que as raízes permanecem congeladas impossibilitando a compensação da perda de humidade. Este facto torna o início da estação da Primavera muito problemático exigindo atenção redobrada às necessidades e estado geral da planta.
• Primavera
Com a chegada da Primavera, inicia-se o processo de adaptação da árvore ao aumento da temperatura. Caso as raízes não estejam congeladas, coloque o vaso no exterior em dias temperados, durante pelo menos 4 horas por dia. Vá aumentando, gradualmente, o tempo de exposição solar diário por forma a climatizar progressivamente a planta à mudança de temperatura.
Síntese
O bonsai pode ser de interior ou de exterior, implicando diferentes comportamentos com os mesmos consoante as estações do ano.


Técnicas a adaptar com um bonsai
Tendo em conta que o design do bonsai deve ser elaborado (nomeadamente para exposições), recorre-se a três técnicas específicas nesse sentido: poda da raiz, poda de ramos e de folhas e aramar.
Objetivos
• Conhecer técnicas para elaboração de design adequado ao bonsai: podar e aramar.


Técnicas a aplicar ao design
Existem determinadas características muito apreciadas num bonsai que devem ser salvaguardadas na sua composição artística:
• Aspecto envelhecido, independentemente da verdadeira idade da árvore
• Equilíbrio entre a espessura do tronco, a disposição dos ramos e a densidade da copa
• Aspecto natural, já que a essência da arte bonsai é ser uma criação da Natureza em miniatura
•     Aparência saudável
• Forma, equilíbrio e harmonia da linha do tronco
• Sobriedade do vaso, que não deve desviar a atenção da árvore
O bonsai, quando em exposição, é visionado sempre pelo mesmo ângulo, facto a ter em consideração quando se está a trabalhar a forma.
O design da árvore depende, basicamente, de três atividades:
Poda da raiz
Poda de ramos e de folhas
Arame
1- Poda da raiz
A poda da raiz ajuda a controlar o crescimento da planta e a manter o equilíbrio entre a copa e a base.
Dependendo da espessura da raiz, recomenda-se o uso de tesouras de tamanhos diversos e isto por duas ordens de razões; por uma questão de manutenção das ferramentas e por motivos de eficácia do corte e cicatrização do mesmo, prevenindo o aparecimento de doenças e causando o menor dano possível à planta. Esta atividade deve ser realizada periodicamente.
Verificar o estado dos ramos e da raiz regularmente. Esta observação ajuda a detectar sinais de doença e a corrigir maus procedimentos na rega e na adubação.
Todos os ramos supérfulos ao design do bonsai devem ser retirados.
2- Poda de ramos e folhas
A altura ideal para a poda é no Inverno, quando a árvore está inactiva ou no Verão altura em que se renova, cresce e a folhagem é mais abundante.
Os frutos, quando o seu crescimento ou quantidade são excessivos pondo em causa o equilíbrio da árvore, são cortados.
O corte dos ramos cumpre vários objetivos:
1. Limpar a árvore de elementos mortos, desde que não sejam um elemento figurativo;
2. Encorajar o nascimento de ramos novos noutros pontos do tronco;
3. Arejar a folhagem;
4. Controlar o crescimento da árvore.
A poda da folhagem permite controlar o tamanho, a forma e, simultaneamente, acelera a renovação das folhas. Em determinadas espécies de plantas, é necessário proceder a um desvaste periódico das folhas com uma tesoura de pontas finas e com pinças de diversos tamanhos e formatos.
A inspecção às folhas, quando efetuada periodicamente, permite:
1. Verificar se há alteração na cor e detectar doenças;
2. Remover as folhas mortas dos ramos;
3. Auxiliar a renovação e o arejamento da folhagem;
4. Limpar a terra das folhas que caiem naturalmente;
5. Promover a oxigenação da terra e da raiz da planta, evitando que asfixie;
6. Controlar o crescimento da árvore.
Estes cuidados de rotina facilitam a detecção de doenças ajudando a árvore a manter-se saudável.
3- Aramar
O uso do arame, preferencialmente de cobre, permite moldar e disciplinar a forma do tronco e dos ramos mais grossos ao longo do seu crescimento. É o treino dos ramos que atribui valor ao bonsai e contribui para o aspecto envelhecido tão apreciado.
É uma operação extremamente delicada uma vez que pode asfixiar e danificar os ramos caso não seja realizada com os devidos cuidados. A planta não deve ser regada no dia anterior e após esta operação deve ser mantida à sombra durante um período mínimo de duas semanas.
O arame é cuidadosamente retirado ao fim de seis meses com o auxílio de um alicate de corte. Antes de fazer novo uso do arame deixar a árvore recuperar durante alguns meses.
Mudança de vaso
O bonsai deve ser transplantado no início da estação da Primavera, todos os dois/três anos, de acordo com o crescimento da planta.
A mudança de vaso permite refrescar e enriquecer o solo com novos nutrientes e adaptar o recipiente ao desenvolvimento da planta. Durante o transplante as raízes devem manter-se húmidas, regando bem quando terminado.
Não se deve alimentar as árvores após o transplante até os rebentos despontarem.
Síntese
De forma a obter um crescimento saudável e um design natural, deve atender-se a três técnicas fundamentais:
- Poda da raiz;
- Poda de ramos e de folhas;
- Aramar.


Ferramentas para esculpir a forma do bonsai
São necessárias ferramentas de auxílio às atividades para obtenção de um design adequado do bonsai: tesoura de poda, tesoura côncava e alicate de corte. Para um manuseamento eficaz das mesmas, não se pode omitir a sua boa manutenção.
Objetivos
• Definir ferramentas auxiliares ao esculpir da forma de bonsai: tesouras e alicates
Ferramentas
Para esculpir a forma de bonsai, de acordo com as técnicas expostas na aula anterior, são necessárias várias ferramentas de auxílio, considerando-se três delas essenciais:
Tesoura de Poda
Tesoura Côncava
Alicate de Corte
1 Tesoura de Poda
Ferramenta básica que permite fazer o delicado trabalho de rebarbação num espaço limitado. Esta tesoura deve ser afiada e usada exclusivamente para trabalhar o bonsai. Pode usar-se para a poda de raízes e ramos muito finos.
Para garantir toda a sua eficácia de corte e precisão, a parte interna das lâminas de corte deve ser amolada periodicamente.
2 Tesoura Côncava
É uma ferramenta essencial, e talvez a mais importante, para a produção e manutenção do bonsai. A sua função básica é a remoção de ramos deixando um corte de forma côncava o que facilita a rápida cicatrização do corte, impedindo o aparecimento de doenças.
De facto, a forma côncava da lâmina de corte respeita o modo natural de cura dos ramos, que se processa das extremidades para o centro, impedindo a formação de uma lomba no local de corte, que se torna praticamente imperceptível quando feito com sucesso.
A forma das lâminas de corte permite usar a ponta da tesoura para remover ramos muito finos e folhas dispersas.
A tesoura de oito polegadas é o tamanho mais versátil.
Esta tesoura não deve ser utilizada para o corte de ramos grossos e duros sob pena de comprometer a sua funcionalidade.
3 Alicate para cortar arame
Ferramenta para o corte do arame utilizado para desenhar e disciplinar a forma do tronco e dos ramos da árvore. Este alicate permite fazer o corte, com a máxima precisão, imediatamente acima da casca da árvore, sem causar qualquer dano à planta.
4 Outras
Se desejar diversificar a sua gama de ferramentas, encontra uma grande oferta no mercado, nomeadamente:
• Alicate Esférico (Bola, Redondo, Côncavo, etc.)
• Alicate de Corte Lateral
• Alicate para Raiz
• Alicate para Jin
• Espátula
• Serrote pequeno
• Rake (rastelo)
• Desfolhador
• Pinças
Arame
Será necessário adquirir anilhas de arame de cobre de diversas espessuras. Este fio é muito flexível enquanto não for torcido, depois disso, manterá a forma moldada.
Manutenção das ferramentas
A manutenção das ferramentas permite:
1 Manter a eficácia de corte;
2 Evitar danos na planta;
3 Aumentar a longevidade das ferramentas.
As ferramentas devem ser lavadas, após cada utilização, com sabão e água e esfregadas com álcool. Depois de cuidadosamente secas, para evitar ferrugem, são oleadas.
Os restos de seiva das árvores retiram-se com produto próprio.
Síntese
Às técnicas de poda e de aramar são imprescindíveis três ferramentas base, como sejam, a tesoura de poda, a tesoura côncava e o alicate de corte.
Estas ferramentas deverão ser submetidas a cuidados de manutenção específicos, de forma a permitirem uma utilização eficaz, quer no corte quer na duração das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário